Encerramos o artigo anterior descrevendo alguns riscos que o ser humano fica propenso ao ingerir carnes e derivados de animais e aves. E nos comprometemos a apontar o caminho da alimentação saudável.
Que bom! Enfim, vamos entrar em um campo que apreciamos, praticamos e temos a satisfação de disseminar para todas as pessoas. Principalmente pelo fato de sabermos que a solução é simples, natural, saborosa e acessível.
Antes, porém, vamos tecer comentários a respeito de algumas circunstâncias que nos envolvem e que nem sempre as percebemos.
Para se alimentar bem é preciso, em primeiro lugar, ter consciência do que se deseja no momento das refeições: ter um prazer temporário mesmo impondo riscos à saúde ou pensar em longevidade, qualidade de vida e ser prudente.
A maioria, claro, quer a segunda opção. Mas, na verdade, poucos conseguem se conter diante dos “encantos” das guloseimas disponíveis e dos apelos das bem elaboradas peças publicitárias que recomendam consumi-los.
No decorrer do dia nossas mentes são “bombardeadas” pelas mensagens das indústrias de alimentos, supermercados, restaurantes, redes de lanchonetes, de tal modo que nos levam a lembrar nessas guloseimas quando chega a fome. Linguiça x, salsicha y, carne de marca; sanduíches, molhos, katchup; cervejas, refrigerantes…
Como se não bastasse, a publicidade de certas empresas da indústria farmacêutica ainda estimulam a pessoa a comer e beber tudo isso para depois combater os efeitos negativos – azia, má digestão, dor de cabeça… – com seus “milagrosos” remédios.
Mas, viver nessa gangorra – comer, ficar doente e tomar remédio para se recuperar – é perigoso. Embora o organismo sinta alívio temporário, os danos sucessivos podem gerar sequelas no fígado, rins, estômago e em outras partes do corpo para o resto da vida.
Isso é alarmante, mas, tenha calma, pois nem tudo está perdido. A boa notícia é que todas essas mazelas podem ser tratadas e, melhor: evitadas! E a solução encontra-se nos próprios alimentos.
A natureza lhe oferece todos os nutrientes necessários para uma vida longa e saudável. São ingredientes abundantes em vegetais, os mesmos dos quais as indústrias alimentícia, farmacêutica e de cosméticos se apropriaram, misturaram a elementos químicos e lhe oferecem como solução para problemas que você não deveria ter.