Atualmente, os conceitos corporativos estão mudando constantemente e é perceptível uma quebra de paradigmas de como um bom funcionário deve atuar. E neste quesito o item que mais sofreu mudanças conceituais foi a qualidade de vida no trabalho e como é possível medi-la para melhorá-la.
Qualidade de vida no trabalho vai além de tarefas e aumentos salariais e depende, inclusive, das necessidades e expectativas do próprio colaborador.
Conceito de qualidade de vida no trabalho: primeiramente, é importante qualificar o termo qualidade de vida no trabalho, onde pode ser definido como o bem estar do funcionário em executar suas tarefas, conviver em equipe e trabalhar em prol dos resultados da organização para qual atua.
Mas principalmente é o colaborador estar feliz e satisfeito em trabalhar em determinada empresa, onde terá o equilíbrio entre o pessoal e o profissional, sendo produtivo em todos os setores de sua vida.
Porém, além deste conceito, é importante analisar as variáveis que giram em torno da real qualidade de vida no trabalho e que a definem como premissa verdadeira.
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Ambiente profissional saudável para mais qualidade de vida no trabalho
Para este quesito, é importante analisar a capacidade que a organização estimula a convivência respeitosa entre os colaboradores com culturas e hábitos heterogêneos, tanto em relação ao âmbito pessoal como profissional, seja dentro de suas equipes ou fora. Isso porque, cada um terá seu ritmo de entrega de resultados e não deve ser avaliado como mais ou menos capaz .
Assim, também deve ser direcionado o mesmo sentimento para suas escolhas pessoais, onde todos devem ser respeitados e avaliados apenas por sua performance.
O ambiente colaborativo e amistoso entre equipes, sem altos níveis de competitividade é um dos principais fatores de satisfação em um ambiente corporativo.
Gestão competente e de referência
Um dos itens mais avaliados em pesquisas de satisfação profissionais é a liderança, e este ponto influencia diretamente na qualidade de vida no trabalho, já que está ligado a como o profissional enxerga a empresa através de sua área. O líder é quem passa as diretrizes, os feedbacks e quem irá ou não promover um funcionário.
Assim, é importante que as lideranças de uma organização sejam estimuladas a realizarem suas gestões por referência e não por autoritarismo e que prezem pela meritocracia sem privilégios e pela divisão correta de tarefas.
Comunicação transparente
Um dos maiores erros nas grandes empresas é a falta de comunicação transparente, gerando muitas das vezes fofocas, problemas e até mesmo visão errada da cultura e valores da organização.
A área de Recursos Humanos, juntamente com as lideranças das áreas devem promover sempre os comunicados necessários para evitar informações erradas e prejudiciais, evitando assim posturas e atos incorretos de seus colaboradores.
Muitas das vezes, há benefícios oferecidos pela empresa, que podem auxiliar um colaborador em ter uma qualidade de vida melhor no trabalho, porém não são divulgados.
Assim como, diante de um problema, deve haver a transparência para todos, do que está ocorrendo e como será resolvido, evitando um ambiente tóxico entre os colaboradores.
Carga horária de trabalho
A carga horária de trabalho indevida é o mais grave causador de insatisfações de colaboradores, por destruir a qualidade de vida no trabalho, já que muitos acham que o bom profissional é aquele que trabalha mais de 12 horas por dia. Porém, hoje já temos a quebra deste conceito e muitas empresas estão mudando suas culturas em relação a este tema.
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Exemplo disso é referente ao horário de saída, onde muitos que já terminaram suas tarefas ficam constrangidos de serem pontuais e não realizarem horas extras e assim serem qualificados como desestimulados ou incompetente. Porém, na verdade são os que estão agindo de maneira correta, com a devida administração de tempo. Com isso, cabe à liderança e à área de Recursos Humanos demonstrar que deve haver o equilíbrio entre o horário de trabalho e a vida pessoal.
Problemas de baixa qualidade de vida no trabalho
É importante observar e identificar quais problemas são os causadores de uma baixa qualidade de vida no trabalho e, sobre eles, planejar e executar planos de ação para melhorar este item dentro das organizações.
Primeiramente, é importante traçar um plano de como identificar estes problemas e isso deve ser iniciado através dos próprios funcionários, com pesquisas, reuniões de equipes e questionamentos.
Para este momento algumas perguntas podem ser direcionadas aos colaboradores da seguinte forma:
- O que é qualidade de vida no trabalho para você?
- Com base na sua resposta, como podemos atuar para melhorar este item?
- Você considera o ambiente de trabalho saudável dentro dos quesitos: comunicação, liderança, carga de trabalho, distribuição de tarefas e promoções por meritocracia? Comente.
Com base nestas resposta, promova uma série de dinâmicas, com funcionários de times diferentes e incentive o debate e a troca de ideias, sempre com o tema central de “como melhorar a qualidade de vida no trabalho”.
Diante dos resultados de pesquisas e das reuniões entre as equipes, execute os planos de ação e demonstre aos colaboradores o andamento de cada plano. É importante que todos façam parte deste projeto de melhoria e vejam os resultados satisfatórios.
AJUDA DE ESPECIALISTAS
Nós da Inter Plaza ajudamos nossos clientes e parceiros a promoverem com exatidão o planejamento e execução de alguns itens essenciais para melhorar a qualidade de vida no trabalho.
Ajudamos a identificar as melhorias corretas e direcionadas para a qualidade de vida no trabalho com objetivo na redução de custos por parte da organização, já que um profissional saudável, sem as graves doenças causadas por estresse, pressão ou excesso profissionais, terá menor utilização do plano de saúde por exemplo. Também pode-se observar um ganho de produtividade e melhoria da performance dos colaboradores, que estarão mais satisfeitos e motivados com os planos de melhoria, observando que a organização investe em seu bem estar.
Diante disso, facilmente observamos o quanto a qualidade de vida no trabalho é importante para produtividade dos funcionários, assim como para o crescimento da empresa e por isso, é essencial que seja dado a devida importância para este tema tão relevante e às vezes esquecido.
Como mostramos, investir da maneira correta assim como focar no bem estar do funcionário, melhorando a qualidade de vida no trabalho, com certeza levará a uma estrada de sucesso para qualquer organização.
Entre em contato conosco e tenha a ajuda de especialistas em promover o bem estar no ambiente profissional.