Embora hoje muito se fale em qualidade de vida no trabalho, o termo ganhou destaque na década de 70, quando o professor Louis Davis, da Universidade da Califórnia, apresentou pela primeira vez a expressão. A partir daí, o termo qualidade de vida no trabalho, ou QVT, passou a ter uma atenção ainda maior, já que sua origem se deu através da luta dos trabalhadores que não concordavam com alguns modelos organizacionais das empresas da época.
Diante disso, definiu-se que a qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada às ações que uma empresa oferece para atender as expectativas dos colaboradores, ampliando sua satisfação com a empresa. À medida que os colaboradores estão satisfeitos em seu ambiente de trabalho, a empresa observa resultados positivos do ponto de vista organizacional. Ou seja, qualidade de vida no trabalho está relacionada ao bem estar geral, saúde e desempenho dos colaboradores ao realizarem suas atividades.
Mas afinal, o que representa qualidade de vida para os colaboradores?
Durante muito tempo as pequenas empresas acreditavam que qualidade de vida no trabalho, era algo possível apenas para grandes empresas, que poderiam investir recursos para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus colaboradores. Porém, essas grandes empresas desenvolveram pesquisas para descobrir o que realmente significava qualidade de vida no trabalho. Foram avaliadas as respostas mais recorrentes e, por incrível que pareça, percebeu-se que todos os itens eram muito fáceis – e baratos – para que as empresas pudessem proporcionar a qualidade de vida tão sonhada pelos colaboradores.
- Boas relações com os colegas de trabalho: normalmente é no ambiente de trabalho que as pessoas passam a maior parte do seu dia. Por isso, ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho é fundamental para que todo o processo aconteça da melhor maneira. A empresa pode ajudar seus funcionários através de dinâmicas e eventos que proporcionem uma maior integração entre os funcionários.
- Ter ferramentas que tornem o trabalho eficiente: pode parecer estranho, mas muitos profissionais relataram que ter um local de trabalho agradável, possuir bons equipamentos, ter uma mesa e cadeiras confortáveis, por exemplo, são sinônimos de qualidade de vida. Ou seja, proporcionar que o colaborador tenha as ferramentas necessárias, ajuda com que eles exerçam suas funções da melhor forma. E é claro que essas são medidas simples ao alcance das empresas, independente de seu tamanho.
- Ter um gestor que crie empatia e de feedbacks: Para os colaboradores, ter um gestor com quem se possa ter um bom relacionamento, é de extrema importância para proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável. Quando se cria uma boa relação entre funcionário e gestor, todo o fluxo de trabalho tende a melhorar. Dar feedbacks, por exemplo, é uma maneira eficaz de oportunizar que o colaborador repense alguns pontos, quando necessário, e se orgulhe sempre que seu desempenho for elogiado. Isso certamente motiva e faz com que os colaboradores cada vez mais busquem aprimorar a maneira como exercem suas funções.
- Ter o reconhecimento da empresa: Esse item é quase uma complementação do item anterior. Quando uma empresa reconhece os feitos de seus colaboradores, cada vez mais eles sentirão vontade de superar seu próprio desempenho. Em contrapartida, quando os funcionários não se sentem valorizados pela empresa, tendem a ficar cada vez mais desmotivados, uma vez que se esforçam para superar a expectativa dos gestores e não recebem o devido reconhecimento da empresa.
- Acesso a treinamentos: Quando a empresa oferece treinamento aos seus funcionários, os ganhos acontecem para ambas às partes. Os colaboradores são beneficiados ao adquirirem ainda mais experiência para realizarem suas atividades e a empresa ganha muito ao ter funcionários ainda mais qualificados para exercerem as funções pertinentes ao cargo que ocupam.
- Atenção à saúde dos colaboradores: Durante muito tempo acreditava-se que o trabalho não era capaz de adoecer. Hoje em dia, está mais que comprovado que o trabalho pode adoecer, tanto física quanto emocionalmente, as pessoas. Diante dessa realidade, quase todos os colaboradores disseram ser primordial que uma empresa se preocupe com saúde e bem estar de seus funcionários. Nesse sentido, oferecer um plano de saúde, por exemplo, é uma alternativa eficaz para que a empresa demonstre preocupação com a saúde de seus funcionários.
Ebook: Como mudar o plano de saúde empresarial sem dores de cabeça
O curioso é que contrário do que se pensava os itens extras proporcionado pelas empresas, como benefícios para academia, por exemplo, sequer foram citados. O que os colaboradores realmente querem e consideram importante para uma qualidade de vida no trabalho, é muito mais simples do que se imagina.
Crie ações que sinalizem que você quer cuidar da sua equipe
Mesmo que a empresa não tenha um grande programa voltado para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários, criar pequenas ações pode gerar uma grande diferença no clima organizacional. Quando perguntado de maneira direta o que as pessoas realmente esperam do seu trabalho, ficou claro que a maioria espera ter qualidade de vida dentro da empresa.
É claro que quando pensamos em qualidade de vida no trabalho, devemos lembrar que isso foge ao ambiente unicamente relacionado ao trabalho. Se uma pessoa tem qualidade de vida no trabalho, levará isso para sua vida. Se tem qualidade em sua vida pessoal, também levará isso para o ambiente de trabalho.
Nesse sentido, vale fazer a seguinte reflexão: Será que o ambiente de trabalho é apenas um local para se ganhar dinheiro, independentemente do nível de estresse e dos problemas enfrentados no local? Ou o ambiente de trabalho pode ser um espaço para que as pessoas se sintam felizes, de uma maneira geral?
Então é muito importante analisar as questões que levam a ter essa qualidade de vida, em um âmbito geral. Mesmo que você seja um gestor ou o dono da empresa, também deve se preocupar com a sua própria qualidade de vida, no ambiente corporativo. Por isso é tão importante que cada um, cuide da melhoria de sua qualidade de vida. Uma das maneiras de alcançar isso é cuidando da saúde física e mental. Seja no trabalho ou na vida pessoal, ter qualidade de vida é essencial para a saúde de todos.