A todo momento estamos sendo orientados sobre a maneira correta de lavar as mãos, higienizar as compras, lavar máscaras de pano e manter superfícies e espaços limpos e livres de coronavírus. Mas, alguém já pensou na importância da higiene mental?
Sim, precisamos realmente nos cuidar e ter as posturas sugeridas para que continuemos saudáveis no desempenho de nossas funções.
Quando preservamos nossa saúde também estamos preservando a saúde dos que compartilham o espaço conosco. Por isso estamos todos em casa. Porém, muitos seguem nas tarefas profissionais e existem profissionais que continuam em atividades externas e dependem das orientações para que permaneçam bem.
Porém, existe um outro tipo de higiene tão importante quanto a física, é a higiene mental.
A higiene que mantém o bom discernimento, o bom convívio e libera também ativos de fortalecimento da imunidade do corpo, contempla a parte psicológica. Por isso, a higiene mental é algo a ser observado em tempos de instabilidade, fragilidade e medo.
Como estamos mantendo os nossos pensamentos e que tipo de ideias propagamos? Além disso, somos consumidores de informações. De que tipo de informações nos nutrimos diariamente? Como a qualidade das informações impactam nosso estado emocional e nosso corpo diretamente?
Então, vale observar essa pauta e sempre optar pelo melhor para nós e nossa saúde integral.
Benefícios da higiene mental
A higiene mental fortalece a autoestima, tão necessária para que desempenhemos com qualidade as atividades que temos em nosso trabalho e também para que haja harmonia, calma e cooperação no convívio com outras pessoas.
Existe uma série de hábitos e muitas estratégias para manter a mente saudável. Portanto, basta que sejam aplicados.
A compreensão de que a mente cria presença no mundo e nos ambientes que frequentamos e atuamos, favorece um estado de leveza e tranquilidade em tempos conturbados. Aliás, tal compreensão já faz parte da filosofia de muitas empresas e carreiras de sucesso.
Quando sabemos qual é nosso estado interno e como mantê-lo longe do vírus da negatividade, desânimo, preguiça e baixa autoestima, o que nos chega não se torna um limite ou problema que nos paralisa.
Diante de um desafio somos capazes de aprender e reinventar formas de prosperar e seguir adiante.
Estratégias e boas práticas para manter a mente saudável
O bom trabalho também pede mentes saudáveis e uma mente saudável favorece um bom trabalho.
Implantar uma rotina de estratégias e práticas de higiene mental não é difícil, mas exige empenho e disciplina.
-
Não se nutra de notícias e tensão constantemente.
Se mantenha informado por meio de fontes sérias e confiáveis. Estabeleça um horário para ver o necessário e estar ciente das decisões que podem impactar sua rotina.
Evite passar o dia vendo noticiários e programas com conteúdo denso e alarmista. Naturalmente o excesso de conteúdos causa uma sobrecarga mental que tira o foco e a atenção, além de exaurir o corpo. Agora, imagine 24 horas de negatividades? Certamente que a imunidade será fragilizada, pois uma mente fragilizada afeta diretamente a saúde do corpo.
-
Faça pausas valiosas e meditativas durante o dia
Meditar, cada vez mais tem sido a estratégia de grandes líderes, profissionais e empresários. Muitas empresas possuem salas específicas para a prática e equipes seguem aderindo a esse momento de auto-observação e cuidado mental. Aliás, os resultados têm sido excelentes. Em casa, em pleno home office, não precisa ser diferente. Estabeleça horários e discipline sua prática.
Meditar alivia tensões, cria clareza mental e favorece boas decisões. Além disso, é comprovado que ativos do bom humor são estimulados no corpo. O tempo atual favorece a inserção da meditação que vai servir para uma boa limpeza do campo mental. Não deixe de praticar!
Existem meditações conduzidas que estimulam o foco no positivo e um estado atento. O que é bem diferente de apenas relaxar e parar de pensar. Não tem relação com religião, mas com conexão ao bem estar e por isso, podem ser praticadas por qualquer pessoa interessada.
Leia também: Como evitar estresse no trabalho: oriente sua equipe
-
Não esqueça do lazer saudável e da criança que existe em você
Entre a rotina de trabalho e descanso, insira o lazer. Mesmo enquanto estiver em casa, nutra sua criatividade através de jogos de tabuleiro, leia um livro que não seja técnico e que fuja da sua área de atuação profissional.
Permita-se conhecer novos conteúdos. O artesanato e o trabalho manual, além de treinar nosso lado detalhista e atento, favorece o descanso mental do mundo externo. Afinal, uma vez concentrado, você também relaxa e solta pressões, ansiedade e tensões. Reaprenda a sorrir! Não se censure tanto. Sorrir também estimula a boa saúde. Se verifique e perceba há quanto tempo não dá uma boa gargalhada.
Se for assistir um filme, opte por filmes com mensagens positivas e evite dramas, terror, etc. Ou seja, boas comédias são bem-vindas. Não tenha medo de estimular o bom humor. Até mesmo porque o bom humor é requisito fundamental para um bom profissional, gestor e líder.
-
Ouça músicas, pratique esporte e dance!
Não é mais segredo que a prática de esportes estimula a saúde mental além da física, então, não deixe de manter tal prática ativa mesmo na quarentena.
Pela manhã, já que não possui o deslocamento até o escritório, que tal se alongar, dançar? Crie esse novo e bom hábito.
Entre as atividades do home office, levante, alongue, caminhe pela casa e respire. Mantenha o corpo em movimento via cuidado atencioso. Além de liberar o estresse, a saúde é garantida. Sua ginástica laboral está a um sim de distância, por isso, aceite o convite.
-
Descanse e desconecte-se
Para uma boa higiene mental, estabelecer horários de desconexão é importante. Após o período de trabalho favoreça conversas com a família, solte um pouco o celular e relaxe.
Evite dormir com a televisão ligada e se possível, a partir das 20h00, solte as telas.
Esse espaço de silêncio que pode ser preenchido na companhia das crianças, de um bom livro ou de um bom chá contemplativo e meditativo, certamente lhe ajuda a limpar o resquício do dia e garantir uma mente plena e ativa no dia seguinte.
Boas práticas: um bom trabalho também é feito a partir do autocuidado. Não deixe de motivar a higiene mental de sua equipe e praticar a sua. Estamos aqui para lhe inspirar e lembrar que saúde é sempre integral.