Quando uma pandemia se instala, os serviços param ou reduzem suas atividades. Os atendimentos aos clientes são modificados e os horários mais limitados. Dependendo a gravidade da situação, pode ser decretado o fechamento total de uma empresa/estabelecimento. Muitas vezes, há uma recomendação das autoridades para que apenas os serviços essenciais funcionem sem interrupções (supermercados, hospitais, farmácias, etc.) Por isso é tão importante ter uma gestão financeira em tempos de crise.
É válido lembrar que são medidas tomadas para reduzir o número de pessoas contaminadas evitando assim a superlotação de prontos socorros e hospitais.
Os profissionais autônomos são afetados diretamente pois recebem conforme executam seus serviços. Com as atividades em pausa, muitas vezes acabam ficando sem recursos financeiros para a manutenção de suas necessidades e rotinas.
O que aparece em tempos de crise?
Preocupação, medo, ansiedade e irritabilidade diante de um cenário instável. Todos gostam de rotinas que permitam sentir segurança, fazer planos e realizar sonhos, como um curso ou uma viagem, por exemplo.
Quando as pessoas enfrentam uma situação de pandemia, as necessidades básicas como planos de saúde, estudo e alimentação são as que mais aparecem nas pesquisas, como pontos de atenção. São serviços essenciais e ninguém quer ou pode ficar sem. Por isso é importante ter planejamento e uma boa gestão financeira em tempos de crise.
Se não entra dinheiro, não há pagamento e por isso, o cenário vai além do pessoal, se expande e atinge as empresas e toda a economia local e até mesmo global, como ocorre no caso da pandemia de coronavírus.
Estabelecendo importância e bom senso para gestão financeira em tempos de crise
Certamente há formas de viabilizar ajustes e manter as pessoas amparadas e confiantes diante de um cenário de medo e isso envolve políticas públicas. Inegável que as mesmas são suportes essenciais para que a saúde das pessoas não seja colocada em risco de maneira arbitrária.
Quando existe esse mecanismo honesto e efetivo de ação, cada cidadão consegue estabelecer um nível mental de planejamento e reorganização. Bom senso de todos é necessário em momentos de crises, sejam elas de qualquer tipo.
Mas, o que cada um pode fazer?
Independente de uma crise, saber administrar a rotina financeira pessoal e da família é uma ação de valor.
Certamente que também é um aprendizado que envolve experiências pautadas em adaptações e uma visão honesta sobre o que é realmente necessário e possível.
Dica para os autônomos:
- Vale neste período, reforçar o contato com seus clientes e realizar uma pesquisa de qualidade, garantindo que eles continuem a manter sua fidelidade. Se possível, ofereça seus serviços de maneira online. Cursos e consultorias são bons exemplos.
- Manter uma planilha de gastos fixos e mensais como escola, plano de saúde, compras de alimentos. Ter uma planilha daquilo que não pode mudar vai esclarecer o quanto precisa entrar em valor para que, caso algo extra venha a ser cortado, o básico continue a existir sem complicações.
- Controlar custos mínimos diários é importante antes e principalmente em momentos de pandemia. Reduzir compras e aproveitar bem o que já existe em casa é uma boa opção. Vale desde alimentos até necessidades de roupas, móveis e utensílios. Sair da ideia de ter sempre o novo, o que está na moda ou o sonhado artigo de cozinha, é urgente em momentos de contenção e equilíbrio.
- Ser criativo é s chave! Crie outras formas de trabalho home office. O que se pode oferecer que antes era apenas um dom escondido? Tenha sempre uma outra atividade – Quase sempre temos uma profissão central, mas fazer cursos que concedam uma outra forma de atuar no mercado de trabalho, além de proporcionar a fuga de uma rotina cansativa, pode, nesta hora, colaborar.
- Confie em si e peça ajuda se necessário. Recorra a orientações e sobretudo, não entre no mecanismo do pânico e reclamação. Aceite sugestões e acredite na famosa frase de que tudo passa. Sempre passa. Manter otimismo pode gerar disposição para que o que precisa ser feito, seja de fato, feito.
- Aproveite e crie uma página para divulgar seus serviços. Compartilhe com os amigos. Faça sua propaganda.
- Sempre tente manter uma reserva para situações emergenciais.
Leia também: Coronavírus em colaboradores: saiba como agir em casos de risco na sua empresa
Dicas para empresas:
Buscar alternativas de home office e viabilizar a participação dos colaboradores de maneiras criativas pode tornar um momento de preocupação, algo que permite um novo formato de negócio, uma nova forma de atuação.
Por isso, buscar entendimento com os clientes, de modo a garantir fidelidade é muito importante. Invista em propaganda e crie redes de apoio em momentos de crise.
Não criar um clima de tensão e dúvida nos colaboradores também é uma atitude louvável. Em razão disso, vale lembrar que todos estão sob um certo nível de estresse.
Garantir espaços saudáveis e higienizados na empresa, com uma postura de apoio, torna a cooperação dos colaboradores uma alavanca para a superação.
Fazer planos para tempos de crise é cada vez mais urgente. Criar grupos de gestão de crises é sabedoria.
Quando a gestão financeira em tempos de crise é feita corretamente, torna-se possível conduzir a situação com mais sobriedade e sem tanta preocupação.
Não há uma data determinada para que tudo se normalize, por isso, cuidar dos movimentos diários e com muito planejamento, estratégia e visualização de resultados torna tudo mais fácil.
Não adianta se desesperar! Basta ter em mente que é muito importante ter uma plano de ação para uma gestão financeira em tempos de crise eficaz.
Saúde do corpo envolve também o cuidado com a saúde financeira, afinal de contas, manter o estado emocional em dia é fomentar bem-estar.