
O ano de 2020 trouxe para a população um movimento diferente em razão da pandemia de coronavírus. O risco do coronavírus, trouxe a necessidade de atuar em home office e desmarcar compromissos presenciais. Como isso é novidade, muitas pessoas não sabem ao certo como se organizar para trabalhar em home office.
A medida de isolamento social decretada pelo governo, foi uma das soluções encontradas como forma de prevenção e redução da transmissão do vírus. Ficar em casa nesse momento é preservar a si e aos outros, evitando o contato físico. O que ocorre é que as pessoas estão reaprendendo a lidar com o tempo que tem disponível.
Como se organizar para trabalhar em home office? Como apoiar os filhos nos estudos, neste momento? Como equilibrar a atenção à família com as obrigações que antes eram externas?
Tudo está conectado. Todos estão procurando manter suas rotinas em funcionamento, porém, os desafios de uma boa gestão do tempo se faz presente para que fique claro identificar como se organizar para trabalhar em home office, de acordo com a realidade de cada um.
O que é gestão do tempo?
É o movimento que insere planejamento, organização e controle sobre a quantidade de tempo gasta com atividades. Usa-se a gestão do tempo para aumentar produtividade, êxito e ainda assim, garantir qualidade naquilo que é preciso fazer.
O bom entendimento e uso da gestão do tempo permite que fazer o que é preciso em menos tempo. É um estado consciente e disciplinado de conduzir atividades rotineiras.
Os benefícios da gestão do tempo para organizar o trabalho em home office
São inúmeros benefícios que a gestão do tempo pode trazer.
Ao gerenciar o tempo da melhor forma é possível atingir objetivos com clareza e até mesmo reduzir níveis de estresse.
Quando uma pessoa descobre a como se organizar para trabalhar em home office, cria um padrão de qualidade de si mesmo. Ao saber gerir o tempo, o perfil profissional pode melhorar ainda mais.
Além disso, uma boa gestão do tempo garante tempo livre para que se possa experimentar algo diferente, como a inserção de práticas esportivas, meditativas, estudos de áreas diferentes, lazer e descanso.
Gestão sábia do tempo para trabalhar em home office
Diante do quadro atual de trabalho e permanência no lar, saber como se organizar para trabalhar em home office e gerir o tempo, é fundamental para que seja possível compreender o que é urgência e o que é uma prioridade.
Além disso, o momento é emocionalmente delicado para a humanidade. Todos estão envolvidos em doses diárias de medo diante da pandemia e com um certo nível de ansiedade e estresse.
Muitas medidas estão sendo tomadas por cada um para que se possa passar por esse período saudavelmente. Quando o tempo é bem organizado, não há motivos para se sentir preocupações pelo o que ainda não foi feito.
Além de ter que gerir o tempo, é necessário gerir atividades e até mesmo as emoções pessoais e as de quem se convive. É preciso então manter o equilíbrio e o discernimento para não deixar pendências de trabalho, estudo e autocuidado e cuidado com a família.
Como saber diferenciar urgência e prioridade
Urgência
Traz consigo datas limites. Quanto mais uma data se aproxima, mais o senso de urgência. Quando algo não tem data, costumamos dizer que não é urgência, no entanto, quando deixa de ser feito, acaba entrando hora ou outra para a lista de prioridades e quando não é priorizado, vira urgência.
É preciso prestar atenção para não criar o hábito de apagar incêndios, pois nem tudo que é urgente é de fato importante para o momento.
Muitas vezes, as prioridades são deixadas de lado para resolver pequenas situações etiquetadas como urgentes, que poderiam ter sido delegadas ou mesmo organizadas para um outro dia e hora.
Por isso é tão importante saber como se organizar para trabalhar em home office e garantir que tudo seja feito da melhor maneira. Gerir a energia aplicada em cada atividade é gerir o tempo sabiamente.
Prioridade
Prioridade são tarefas importantes e que precisam ser feitas, mas, não necessariamente são urgentes. O que precisa ser feito antes de outra coisa para que algum tipo de trabalho se complete, por exemplo, é uma prioridade. O que pode esperar, não.
Saber conduzir etapas é fundamental: O que é preciso fazer agora e que está conectado a outro momento da ação? É como montar um quebra cabeça. Não pode faltar uma peça para o desenho se mostrar por completo.
Em casa não é diferente!
Compreender que é preciso trabalhar com os horários bem ajustados é importante.
Temos uma carga horária de trabalho e a mesma precisa ser concluída ainda que em home office. Se você adiar atividades ou se distrair demais, terá seu horário ampliado diante das telas e isso certamente irá consumir tempo de algum outro momento importante de seu dia.
Não organizar corretamente as tarefas e atividades pode comprometer a qualidade de entrega do trabalhos e impactar outros setores da vida.
Se o cenário de procrastinação acontecer repetidamente, haverá mais ansiedade e cansaço.
O convite é não exagerar: Não prolongar o horário de trabalho só porque está com tudo do escritório em mãos, também é saber coordenar bem a saúde mental. Mantenha o período de trabalho necessário e siga com as próximas atividades normalmente.
Utilize o tempo livre da melhor maneira!
Preencher esse período com sabedoria é valioso! Não colocar demandas desgastantes na hora das refeições, do sono, da prática de esportes, estimula uma mente e um corpo em equilíbrio.
Aprenda a contemplar
Ter momentos de observação do entorno sem emissão de julgamentos mentais ou palavras é um exercício de estímulo à criatividade.
Aproveitar esse período para olhar pela janela e perceber por exemplo, as características do bairro em que se mora, pode ser uma forma de descanso das inquietações cotidianas que o trabalho traz. Contemplar em pausa reduz a atividade mental e relaxa.
Utilize ferramentas
Ativar lembretes no celular de quando é hora de parar ou deixar à mostra um desenho do dia com a descrição do tempo que será empregado em cada atividade, por exemplo, são maneira interessantes de manter a disciplina e o foco.
Parar para alongar e respirar
A cada etapa concluída ou a cada uma hora, parar, caminhar, alongar e respirar, ajuda resgatar a energia. Além disso, aproveite as pausas para beber água.
Desconecte-se
A partir das 20h00 são sempre recomendadas atividades mais desconectadas de telas.
Um bom livro, uma meditação, algum trabalho manual de relaxamento como pintar, são boas práticas para que o corpo comece a produzir estímulos ao descanso e a uma boa qualidade do sono.
A partir do momento em que você tiver descoberto como se organizar para trabalhar em home office durante o período de isolamento social conseguirá fazer a gestão do seu tempo, de maneira eficaz.
Evite cair no movimento de que porque você está em casa, tudo pode esperar ou tudo pode ser feito. Isso liberta a desarmonia em seu valioso tempo.