O coronavírus gerou um estado de alerta ao se tornar uma pandemia, com alta necessidade de atenção global à saúde. Os casos de infectados pelo Covid-19 e as mortes, causadas por esse inimigo invisível, trouxeram muitas consequências para a população mundial. O meio corporativo também ficou confuso na hora de combater o coronavírus nas empresas.
É claro que antes de qualquer coisa, a preocupação mais evidente diz respeito à saúde das pessoas. A curva de contágio, como na Itália, por exemplo, tem proporções alarmantes e devastadoras. Estudos realizados indicam que o Brasil, caso não consiga frear a transmissão do Covid-19, estará em uma situação tão – ou mais – preocupante quanto à situação vivida pelo país europeu.
De acordo com as autoridades, a única forma de minimizar os estragos causados pela pandemia é tentar evitar que o contágio continue ocorrendo de maneira desproporcional. Uma das medidas a serem seguidas é evitar o contato das pessoas. Para que isso aconteça com a devida proporção, o governo decretou quarentena e isolamento domiciliar.
Somente estabelecimentos comerciais como farmácias, supermercados e postos de gasolina tem autorização para manter suas atividades em funcionamento, de acordo com as exigências impostas para garantir a segurança da saúde das pessoas. Algumas regiões do Brasil inclusive delimitam o período de funcionamento e número de pessoas que devem frequentar esses locais ao mesmo tempo.
Mesmo diante dessas medidas de prevenção do coronavírus, no último dia 20 de março o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, declarou que todo o território nacional já apresenta transmissão comunitária (ou sustentada). Isso quer dizer que não é mais possível saber a origem da contaminação dos pacientes, o que dificulta ainda mais o processo de contenção do vírus. Quando a pandemia atinge esse patamar é sinal de que as transmissões estão ocorrendo tão depressa, que fica difícil ter o devido controle dos casos.
Afastamento dos funcionários: como lidar com essa situação do coronavírus nas empresas
Uma das maneiras de sua empresa colaborar para frear a transmissão pelo coronavírus nas empresas, é adotar o teletrabalho (home office) nas atividades possíveis da empresa. Essa medida de afastar os funcionários das empresas reduz a aglomeração de pessoas, contato com ambientes corporativos infectados e por si, tende a reduzir a contaminação pelo coronavírus.
A situação é preocupante e nova para toda a população! Assim como as pessoas estão tendo que se adaptar a essa realidade temporária, as empresas também enfrentam desafios. É claro que o impacto de alterar o fluxo de atividades é muito grande dentro dos espaços corporativos, mas, nesse momento, faz-se necessário ajustar alguns processos para que tão logo a vida possa voltar ao normal.
O papel dos gestores nesse momento é garantir que, dentro do possível, as coisas funcionem tanto para os funcionários quanto para as empresas. Ser mais flexível e abrir a cabeça em um momento de solidariedade geral tornará o processo menos estressante para todos.
Outra questão importante é deixar claro aos seus colaboradores que eles não serão punidos e terão suas faltas justificadas em caso de ausências em relação a sua saúde. Mesmo sem um diagnóstico de coronavírus, não é recomendado, em hipótese alguma, que pessoas com sintomas de tosse, espirros ou coriza tenham contato com outras pessoas. Falar sobre a importância de manter-se afastado de outras pessoas, em qualquer sintoma de gripe ou resfriado é muito importante.
Se sua empresa tem atividades que podem continuar sendo executadas de forma remota, priorize. Deixe claro aos seus colaboradores a importância de aderir ao modelo home office, por exemplo, nesse momento de pandemia.
Se no caso de sua empresa não for possível que parar as atividades e direcionar os funcionários para o trabalho remoto, tenha em mente que as medidas preventivas quanto à higiene, por exemplo, precisam ser adotadas em sua totalidade. Se todos estiverem juntos pela mesma causa, que agora é cuidar da saúde global, as coisas irão fluir de maneira mais rápida e eficaz.
Não esqueça que seus clientes e fornecedores estão vivendo o mesmo quadro! Eles serão capazes de compreender se, nesse momento, as coisas não acontecerem como normalmente deveriam.
Leia também: O cuidado com a saúde na prevenção de doenças virais e bacterianas
Garanta que seus funcionários tenham acesso a informações confiáveis
Infelizmente o acesso facilitado à informação, muitas vezes, gera dúvidas acerca das fontes noticiosas. Existem muitas informações falsas e mentirosas que acabam confundindo e, dependendo seu teor, causam pânico desnecessário.
Uma das maneiras de orientar seus colaboradores é deixá-los informados através de informações coerentes e amparadas por fontes seguras.
O medo já está presente em nosso dia-a-dia, ler notícias falsas e sensacionalistas agrava ainda mais essa tensão. Quando somos pressionados por um estresse fora do normal, não conseguimos processar as informações corretamente.
Para que isso não acontece dentro do ambiente corporativo, comprometa-se em orientar seus funcionários e até mesmo a mantê-los informados sobre o coronavírus nas empresas.
Uma notícia recente informa que ao final de todo esse processo, mais de 40 milhões de pessoas estarão desempregadas no Brasil. Você consegue imaginar o pânico de seus funcionários ao ler essa notícia? Então tente informar seus colaboradores sobre a realidade da empresa, de uma maneira que não gere mais pânico. Mesmo que, infelizmente, a empresa necessite optar por uma demissão em massa, por exemplo, tentar manter a calma entre os funcionários é de extrema importância.
Munir os colaboradores de informações confiáveis é uma responsabilidade da empresa
Quando é dito que é responsabilidade da empresa garantir que os funcionários tenham acesso a informações confiáveis isso vale, principalmente, para medidas oficiais relacionadas às normas e orientações de segurança. O cenário do coronavírus ainda é desconhecido e a todo o momento novas informações surgem.
O único fato, até agora, é que manter alguns cuidados básicos de higiene, reduz o contágio pelo Covid-19. Não existe uma cartilha que oriente as autoridades de todas as nações, mas como protocolo de segurança à saúde publica, algumas orientações estão sendo feitas, de modo geral.
Garantir que seus funcionários estejam cientes sobre a forma correta de prevenir a doença, é uma maneira de demonstrar preocupação com sua equipe e ajudar o país a retomar suas atividades o quanto antes.
Por isso, garanta que seus colaboradores tenham acesso a informações pertinentes e de qualidade. Com tanta informação espalhada por aí, fica difícil saber o que é verdade e o que é mentira. Com isso, muitas pessoas sequer tem noção da gravidade dessa pandemia. Algumas por falta de informação segura, outras por falta de entendimento mesmo. Dessa forma, trazer informações confiáveis e manter seus colaboradores a par da situação é fundamental para combater o coronavírus nas empresas.
Como ter informações confiáveis para passar aos seus colaboradores sobre coronavírus nas empresas
O primeiro e mais importante de tudo, é sempre checar as informações através de dados oficiais. Fazer uma pesquisa para certificar-se de que os dados e fatos noticiados, realmente sejam verdade faz toda diferença. Em meio a essa crise ocasionada pelo coronavírus, dificilmente um órgão oficial deixará de informar algum dado importante. Assim, é possível pesquisar se os dados e informações estão corretos.
Por exemplo, se uma matéria publicada trouxer dados a respeito do número de casos atualizados, é bem provável que esses números estejam em alguma página oficial da Organização Mundial de Saúde, OMS, do Ministério da Saúde de nosso país ou de algum outro órgão que tenha autoridade para divulgar os dados. Caso os números não estejam de acordo com a fonte consultada, vale ficar com um pé atrás sobre a veracidade da informação.
Diante do momento, ficar monitorando todas as notícias se torna quase impossível. Por isso, para ajudar que sua empresa possa informar seus colaboradores de forma assertiva e eficaz preparamos um material de apoio.
O “Guia do colaborador para conter o Covid-19”, traz informações importantes sobre as orientações acerca da prevenção do coronavírus. Através dele, é possível guiar e orientar seus funcionários para que o ambiente corporativo esteja protegido do contágio pelo vírus.
Todas as informações do material são embasadas em dados e orientações oficiais para combater a pandemia instalada.
Com o material você poderá orientar os funcionários sobre medidas para combater o coronavírus nas empresas:
- O que é uma pandemia
- Cenário atual sobre a doença
- Informações sobre o Covid-19
- Sintomas e transmissão do coronavírus
- Possibilidade de contágio
- Grupo de risco
- Cuidados necessários
- Higiene adequada
- Orientações sobre atendimento
- Dicas essenciais sobre coronavírus em ambientes corporativos
Por isso, acesse nosso material agora mesmo para orientar seus colaboradores e garantir um ambiente corporativo mais saudável e bem informado sobre a pandemia atual.