Com a mudança cultural hoje dos profissionais e o ambiente de trabalho, tanto em questões de pensamentos e ideias de geração Y, assim como de como conduzir as normas de uma organização de maneira mais moderna, há uma preocupação maior com o absenteísmo nas empresas.
Primeiramente vamos conceituar absenteísmo: é o indicador que mede a ausência ou afastamento da jornada de trabalho, por meio justificado ou não.
O absenteísmo nas empresas é medido através da quantidade de funcionários que faltam dias de trabalho ou realizam algum atraso. Esta medição pode ser semanal, mensal ou anual e geralmente faz parte da avaliação de performance e produtividade dos colaboradores.
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Causas recorrentes do absenteísmo nas empresas
1 – Insatisfação profissional
Causada geralmente por conta da má administração da empresa, onde o clima organizacional está tóxico, afetando diretamente os colaboradores, tanto em questão de gestão e liderança, cargos e salários, falta de comunicação, plano de carreira e etc.;
2 – Estresse, problemas físicos ou excesso de pressão
Uma das maiores causas de absenteísmo nas empresas é causada por problemas de saúde (Dores nas Costas por exemplo), principalmente, quando há na organização uma enorme pressão e excesso de carga horária de trabalho, além de tarefas divididas de forma desigual, causando sobrecargas em alguns colaboradores, que acabam com algum problema de ordem física ou psicológica, logo se ausentando constantemente da empresa.
3 – Desmotivação profissional
Um colaborador desmotivado é uma das principais causas do absenteísmo nas empresas, já que a vontade que move um funcionário para trabalhar, ser produtivo e reconhecido não existe mais. Desta forma, se ausentando por motivos diversos, inclusive para realizar entrevista de emprego, em outros locais, como habitualmente ocorre.
4 – Problemas causados pelo absenteísmo nas empresas
O absenteísmo nas empresas causa inúmeros problemas, tanto de forma individual para o colaborador, de forma coletiva para as equipes e até mesmo para o bom andamento da própria organização.
Problemas enfrentados com o absenteísmo nas empresas e como combatê-lo
1- Sobrecarga de trabalho para alguns colaboradores
Isso ocorre, pois com ausência de algum funcionário, os demais colaboradores precisam assumir suas tarefas e com isso ficam sobrecarregados.
2 – Aumento de custo
O aumento de custo é dos primeiros impactos, quando uma empresa está com o indicador de absenteísmo alto. Isso porque, os demais colaboradores precisam iniciar horas extras para absorver toda a demanda, além de necessidade de contratar funcionários temporários para auxiliar no cumprimento das metas.
Além disso, quando o absenteísmo se agrava e se torna um problema de rotatividade, há ainda aumento de custos de rescisão e investimento com novas contratações e geralmente estes gastos não estão orçados.
3 – Falta de confiança entre membros da equipe
Quando nos deparamos com um colaborador que falta constantemente, gera um sentimento de insegurança e até de falta de confiança entre os membros da equipe, por saberem que não poderão contar com aquele funcionário, e que vez ou outra, terão que assumir suas tarefas.
4 – Queda de produtividade e performance
Diante os itens anteriores, o estágio mais grave de consequência do absenteísmo nas empresas é a queda da produtividade e performance por parte dos colaboradores, que por terem que acumular funções, devido a ausência de algum membro, somado a sua sobrecarga de trabalho, além do estresse natural, atingindo diretamente sua saúde, terá naturalmente sua produtividade afetada e reduzida e como consequência sua produtividade cairá.
Um funcionário sobrecarregado não consegue executar nenhuma das tarefas de maneira completa, dentro do prazo, afetando diretamente sua motivação e a da equipe.
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Resolvendo o absenteísmo de maneira efetiva
E diante destas consequências, de intensa gravidade, vamos dar algumas sugestões como se precaver e resolver o absenteísmo nas empresas.
1 – Invista em pesquisas de satisfação de clima organizacional
Ao realizar pesquisas de clima do ambiente de trabalho é possível mapear insatisfações e causas de desmotivação dos funcionários, e desta forma, já traçar planos de ação para melhorar o ambiente da organização, a fim de proporcionar melhores condições de trabalho e evitar o absenteísmo.
2 – Reveja o processo de Recrutamento e Seleção
Ao se deparar com alto absenteísmo na empresa, é preciso verificar se os funcionários contratados estão com as expectativas alinhadas com a missão, visão e valores da empresa e isso é preciso ser ajustado no momento do recrutamento e seleção e contratação de um novo funcionário.
É importante selecionar colaboradores que tenham o perfil da empresa, para que não haja um desestímulo precoce, por falta de adaptação cultural da organização e consequentemente faltas e aumento do absenteísmo.
3 – Feedback do gestor
Diante da verificação de um funcionário com constantes faltas ou atrasos, o ideal é que seu gestor imediatamente chame-o para um feedback pessoal para entender o que está ocorrendo e oferecer ajuda.
Não deve ocorrer o julgamento e isolamento no primeiro momento, deve-se tentar entender os motivos do colaborador para tais fatos e verificar o que ele está vivendo, onde muitas das vezes, pode estar com um problema pessoal, logo o auxílio na resolução, será o melhor caminho para resolver o absenteísmo.
4 – Invista em benefícios como um plano de saúde completo
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Um funcionário reconhece quando a organização está realizando investimentos com a finalidade de proporcionar o bem estar do próprio colaborador. Com a Inter Plaza, além da melhor escolha de plano de saúde, a empresa terá também a expertise de uma consultoria que cuida dos colaboradores de pequenas e grandes empresas há mais de 20 anos.
Logo, diante de um investimento como esse, o colaborador se sente valorizado e reconhecido pela empresa, assim mais motivado e estimulado.
No primeiro indício de crescimento de absenteísmo, a empresa deve mapear as causas e agir de maneira imediata, sabendo que seu aumento, será prejudicial em todos os sentidos para produtividade e performance de todos.
Diante disso, é possível ver que o absenteísmo pode ser tratado em diversas frentes, mas o principal é demonstrar a valorização do funcionário, demonstrar que o colaborador é um ativo da empresa e não apenas um número.