Vamos falar de saúde mental?
Nunca paramos de pensar. É certo que podemos apenas reduzir a quantidade de pensamentos e atribuir qualidade a eles, direcioná-los para algum ponto de foco ou ideia mais saudável e positiva, garantindo uma mente mais limpa e que propicia bons resultados naquilo que estamos fazendo ou empreendendo no momento.
Há pensamentos de tipos variados, partindo dos inúteis e negativos até os neutros e elevados.
O que pensamos ganha um “corpo”, uma forma, através de alguma ação e nos confere algum impacto em nossa saúde. Se há pensamentos voltados a um tom de ansiedade, obviamente que sentiremos rigidez física, desconforto, dores de cabeça e não conseguiremos atuar com coerência em nossos papeis diários. O cansaço, mal humor e a falta de concentração serão constantes, nesse caso.
Grande parte de nossa realidade, da qualidade de nosso ambiente de trabalho também é resultado de todo conteúdo que criamos mentalmente e acabamos por expressar via palavras e hábitos.
Compreender a mente como um espaço a ser bem cuidado é tão importante! É mais uma atitude de prevenção e de garantia de bem-estar.
Se considero minha mente uma criança, posso educa-la e orienta-la de uma forma mais assertiva. Considerar a mente uma criança não se refere à falta de seriedade.
Enxergar o campo mental com leveza torna a mente uma mente aprendiz e tranquila. Essa mente, facilmente se insere no quesito de maestria, pois é conduzida pela orientação do que é saudável.
Colocar a prática do cuidado também no pensar, evita que haja espaço para pensamentos sabotadores. Se estabelece em nós por sua vez, muita motivação.
Cuidar dos pensamentos e de nossa saúde mental é cuidar de nossa saúde física, pois muitas das doenças que acometem o corpo se originam de tensões causadas por ideias fixas e desgastantes.
Ansiedade, depressão, ataques de pânico e raiva, também são frutos de uma mente que está gastando energia com pensamentos negativos. Os pensamentos negativos são como doses diárias de veneno que tiram a vitalidade a vontade.
Busque ferramentas de auto-observação
A proposta não é criar um sistema de punição, mas de auto-observação e autocuidado.
Assim, conseguimos enxergar qualidades e pontos a serem ajustados. Isso colabora para que nossa presença no mundo seja menos reativa e mais ativa.
Inúmeras técnicas e práticas podem contribuir para uma boa saúde mental:
- Medite e silencie – Faça uma observação amorosa de si.
- Solte informações excessivas e atue com conhecimentos precisos e informações necessárias.
- Faça atividades manuais e sem relação direta com sua profissão diária. Isso ajuda não apenas o estabelecimento de uma mente criativa, como um relaxamento mental.
- Exercícios físicos auxiliam a produção de hormônios do humor, satisfação e bem-estar. Não deixe de escolher uma atividade e criar disciplina na prática. Logo vai notar os benefícios!
- Pratique escuta ativa – Não ouça para responder, mas sempre para aprender. Vai notar que os incômodos da ansiedade e das tensões se reduzem.
- Descanse para que suas ondas cerebrais atuem de forma efetiva e no ritmo certo.
- Escreva suas ideias livremente num caderno. Ajuda a relaxar e soltar emoções.
A Inter Plaza, consultoria de saúde e bem-estar está sempre focada em oferecer incentivo a atitudes de prevenção e cuidados com a saúde. Fique conectado conosco e acompanhe nossos conteúdos, se inspire e entre em contato!
Conteúdos novos para leitura e reflexão sobre saúde e bem-estar as terças, quintas e sextas. Acompanhe os vídeos que serão postados também e cuide-se.