Cuidar da alimentação vai além da ideia e da prática de fazer dietas, isso é certo.

Quando pensamos em ter uma alimentação mais saudável, surge uma série de perguntas e dúvidas sobre como começar. Diante de nós há um objetivo, certamente está voltado a estética do corpo e também à manutenção de sua saúde.

Muitas vezes, esse segundo quesito vem no processo, como um entendimento de que tudo está interligado ou porque o médico nos alertou sobre tal necessidade. O cuidado com a alimentação quase sempre fica primordial, quando estamos em algum limite ou na doença estabelecida, portanto somos praticamente obrigados a mudar.

 

E se tivéssemos outra dinâmica?

 

E se ao invés de esperar a chegada do limite, começássemos a cuidar de nossa alimentação com mais atenção e continuamente?

Ter uma alimentação saudável sempre implica em inclusões e renúncias. Muitas vezes precisamos incluir alimentos diferenciados ou novas práticas sobre aquilo que já estamos habituados a consumir.

No aspecto da renúncia, é natural ter que abdicar de algo, da intensidade de algum alimento na composição de nosso cardápio, ainda que nos digam que dá para comer de tudo.

Inegável que existem alimentos que não favorecem nossas atividades diárias, pois afetam não apenas a energia do corpo, mas também a fluidez da energia mental e de senso de presença suave e concentrada. Esse senso é fundamental para que aquilo que fazemos seja um reflexo próspero de nosso ser.

 

Dicas para transformar sua alimentação:

 

 

 1)  Visite feiras, consuma mais verduras, legumes, frutas, grãos e cereais. Pensa na abundância e na diversidade que existe nos alimentos oferecidos pela natureza.

 

 

 Cuidados com a alimentação

 2) Se pensar em retirar carnes e derivados, faça sempre com ajuda de médico ou nutricionista.

 

 

 Cuidados com a alimentação

 3) Se você já não consome carnes e derivados, fique atento aos exames periódicos e certifique-se de estar contemplando seu cardápio com tudo aquilo que precisa.

 

 

 Cuidados com a alimentação

 4) Não desembale tanto. Descasque mais, cozinhe e também prefira alimentos in natura.

 

 

 Cuidados com a alimentação

 5) Pense no uso integral dos alimentos. Muitas vezes, a casca, quando bem higienizada e as sementes trazem muitos benefícios. Entender o cuidado com a saúde junto ao respeito com o meio ambiente favorece um movimento de prevenção e cuidados amplos. Evitar o desperdício é auto-verificação sobre nosso senso de medida e nossa escassez interna, que acabamos por colocar para fora através do consumo exagerado de alimentos.

 

 

Cuidar da alimentação

 6) Estabeleça horários para se alimentar.

 

 

 Cuidados com a alimentação

7) Faça uma lista saudável de compras: Não compre demais e não compre alimentos que você já sabe que causam mal-estar, dores, apatia.

 

 

  Cuidados com a alimentação

 8) Se você leva marmita, mantenha-as bem frescas e com o equilíbrio perfeito entre os ingredientes. Não exagere em nada e para isso, não monte sua marmita com fome. Se você come fora, opte sempre por alimentos mais naturais e pouco gordurosos.

 

 

  Cuidados com a alimentação

 9) Faça um bom registro daquilo que você sente não lhe fazer bem e converse com seu médico ou nutricionista. Por vezes, há substitutos interessantes e bem nutritivos.

 

 

Cuidados com a alimentação

10) Não deixe de se alimentar pois vai lhe faltar ânimo e clareza mental. Respeite-se.

 

 

Lembre-se de que podemos sempre fazer parte desse movimento de cuidar e uma boa alimentação nos dá inclusive, ânimo para que até a prática de atividades físicas venham contemplar nosso dia a dia.

As dicas acima podem lhe ajudar no cuidado com sua alimentação e na prevenção de doenças. Não deixe de lado uma alimentação saudável e equilibrada.

O que ingerimos diariamente nos concede um dia de muita qualidade e bem-estar ou um dia de indisposição. Saber coordenar nossas escolhas alimentares é algo muito pessoal e intransferível. Não podemos nos prender apenas aos sabores, mas também a tudo que tais sabores podem nos proporcionar.

Alimentação é uma ação de tomada de consciência e um elemento transformador de toda nossa jornada ativa como profissionais, estudantes e colaboradores;

 

A Inter Plaza, consultoria de saúde e bem-estar está sempre focada em oferecer incentivo a atitudes de prevenção e cuidados com a saúde. Fique conectado conosco e acompanhe nossos conteúdos, se inspire e entre em contato!

Conteúdos novos para leitura e reflexão sobre saúde e bem-estar as terças, quintas e sextas. Acompanhe os vídeos que serão postados também e cuide-se.