O conceito de saúde

Quase sempre associamos o conceito de saúde a ausência de doenças e bom funcionamento do corpo. Tal conceito é levado ainda para a aparência física. É natural ouvirmos alguém esboçar que determinada pessoa tem uma aparência saudável.

 

Certamente que a ausência de doença também é sinal de saúde, mas ter saúde depende de outros fatores e do movimento de “manter a saúde”. Saúde não é algo finito e resolvido apenas numa única ação. Manter a saúde exige de nós cuidados maiores, profundos e amplos sobre todos os aspectos de nosso ser e rotina diária.

Quando delimitamos saúde apenas pela ausência de doenças, esquecemos que atuamos no cenário da vida por meio de atividades, horários, metas, convivências. Somos impulsionados por modos de pensar, jeitos, hábitos, etc. Tudo isso conta no propósito de cuidar da saúde com mais profundidade e entendimento.

Chegamos então numa palavra chave que é a prevenção e noutra palavra que é percepção.

 O conceito de saúde

 

Prevenção envolve uma série de percepções sobre nós mesmos e sobre toda a rotina que movimentamos durante nossos dias.

Prevenir é gerenciar com cuidado nossa existência, garantindo qualidade de presença nos pontos de colaboração em que atuamos diariamente. Começa sempre por nós, quando aprendemos a ter mais atenção e menos tensão sobre o funcionamento de nossa mente e corpo. Essa troca positiva de um modo de ser pelo outro (atenção e não tensão), traz inúmeros benefícios:

  • Estado de lucidez sobre si mesmo que liberta do medo e da procrastinação sobre o cuidado com a saúde, de maneira ampla.O conceito de saúde

 

  • Melhora na autoestima, pois quando estamos criando a partir de nós, um movimento de cuidado genuíno, logo sentimos o efeito positivo disso e nos fortalecemos.

 

  • Implantação de hábitos mais saudáveis que vão desde a maneira de pensar, agir, falar, se alimentar, descansar. Um passo e outro, logo uma boa rotina se apresenta. Menos exaustiva e mais fluída.

 

  • Acesso a uma qualidade de vida real. Se me cuido, sempre encontro espaços para realização e parcerias prósperas.O conceito de saúde

 

 

Dentro de todo esse contexto, existe uma experiência de percepção maior e mais refinada que nos permite entender a saúde como algo importante que necessita suporte e valorização.

 

Podemos fazer parte desse movimento de conquista do cuidado diariamente:

 

  • Praticando atividade física: O esporte não apenas dá vitalidade e condicionamento ao corpo, como também promove o bom humor, o entusiasmo, o estímulo à concentração e disciplina. Todos, aspectos fundamentais para uma vida mais equilibrada.O conceito de saúde

 

  • Atenção ao respirar: Reaprender a respirar é uma tarefa importante. A respiração renova, purifica, acalma e nos ensina o foco. Perceber níveis de ansiedade ou apatia pela dinâmica da respiração pode nos ajudar a retomar o controle e o direcionamento de nossa energia. Aprender a respirar garante inclusive estados mentais mais tranquilos e noites de sono mais completas.

 

  • Levantar-se um pouco, caminhar e prestar atenção na postura – Passamos bastante tempo sentados, por isso, ir de escada ao invés de usar o elevador, caminhar até o bebedouro, criar alarmes para verificação da postura são pontos interessantes de melhoria.O conceito de saúde

 

  • Sorria, tenha bom humor e cuide dos nervos - A vida é cheia de situações e interações, por isso, aprender a suavizar, a ver cada encontro e conteúdo que nos é apresentado com leveza, garante um estado emocional saudável. Um estado emocional saudável favorece o bom funcionamento do corpo, já que muitas doenças físicas vêm inclusive de desequilíbrios emocionais.O conceito de saúde

 

 

  • A atmosfera de um local é elemento primordial na prevenção de doenças, por isso, manter a conversa elevada e períodos de imersão e silêncio, cria um clima de empatia e cooperação. Num clima de empatia e cooperação, os hormônios do bom humor atuam e isso gera prosperidade e crescimento. Portanto, prevenir indisposições é fundamental.

 

  • Nutra-se bem - Prestar atenção ao conteúdo do prato é necessário. Se as tarefas que executamos são mais mentais, é preciso compreender que determinados alimentos causam sono, cansaço, apatia, sensação de peso e fadiga. Outros causam níveis de ansiedade descontrolados. Prevenir doenças através da alimentação não é algo novo. Hipócrates, considerado o pai da medicina, já dizia: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Optar por alimentos naturais e leves garante qualidade ao dia.O conceito de saúde

 

  • Descanse – Tenha horário para dormir, tire pausas nos finais de semana para relaxar a mente, fazer leituras que favoreçam o bem-estar. Escolha bem seus filmes e conteúdo. Aquilo que colocamos atenção cria em nós um estado de disposição ou de cansaço. Podemos sempre escolher.O conceito de saúde

 

 

Aproveite as dicas e vá em frente. Torne seus dias e suas rotinas um grande laboratório de cuidado natural da saúde.

 

A Inter Plaza, consultoria de saúde e bem-estar está sempre focada em oferecer incentivo a atitudes de prevenção e cuidados com a saúde. Fique conectado conosco e acompanhe nossos conteúdos, se inspire e entre em contato!

Conteúdos novos para leitura e reflexão sobre saúde e bem-estar as terças, quintas e sextas. Acompanhe os vídeos que serão postados também e cuide-se.