A dúvida que nos rodeia quando procuramos um profissional para o cuidado da nossa saúde mental é:

Quem vai me ajudar, o psiquiatra ou psicólogo?

Ambos vão te auxiliar muito, independente do momento que esteja passando, são altamente capacitados para o entendimento e estudo da mente humana, porém existem algumas diferenças entre suas áreas de atuação.

 

 

Saúde mental

 

O psiquiatra é um profissional que atua na área da medicina, que após 6 anos de graduação, passa pela residência, de 3 a 4 anos, em psiquiatria. Tem total autonomia na medicação do paciente, se atentando aos aspectos biológicos do transtorno mental, focando no estudo do cérebro e as reações neuroquímicas existentes nele.

 

O psicólogo é formado em psicologia, graduação que dura em média 5 anos, visando o estudo da mente e do comportamento humano. Trabalha através de teorias e técnicas, que levarão o paciente a reflexões comportamentais e emocionais, possibilitando o mesmo, ao melhor entendimento de si.

Existe também a Psicanálise, que não possui como base a medicina, mas as ideias e teorias do pai da psicanálise, também conhecido como Sigmund Freud.

Agora que já entende melhor os profissionais que vão te auxiliar na sua saúde mental, pode também comemorar conosco, o dia mundial do psiquiatra que é comemorado todo dia 13 de agosto, e evidencia a dedicação destes profissionais em prol da nossa saúde mental.